sábado, 13 de setembro de 2008

imagens da Guerra Fria
























































A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível.


O programa debate as influências da Guerra Fria sobre a produção cultural em todo o mundo, e a utilização dos valores culturais como instrumento de propaganda ideológica.


A CORRIDA ESPACIAL Ninguém sabe, exatamente, quando o homem teve pela primeira vez o desejo de voar.

ARMA NUCLEAR Em agosto de 1945, forma-se nos céus de Hiroshima e Nagasaki uma das imagens mais assustadoras do poder de destruição do homem.
A ESPIONAGEM Ninguém sabe, exatamente, quando o homem teve pela primeira vez o desejo de voar
O TERRORISMO Formalmente, terrorismo é o uso da violência sistemática, com objetivos políticos, contra civis ou militares que não estão em operação de guerra.

O TERCEIRO MUNDO: ORIENTE MÉDIO
O Oriente Médio é uma das regiões mais fascinantes do planeta.Habitado desde tempos imemoriais, é uma área estratégica do ponto de vista econômico, principalmente por causas do petróleo. É também um importante cenário geopolítico e militar, porque serve de passagem entre a Europa e a Ásia.

O TERCEIRO MUNDO: ÁFRICA A África costuma lembrar cenas de guerras, fome, seca, miséria. São quase 700 milhões de habitantes, vivendo em 52 Estados, numa área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Em seu conjunto, a população africana vive uma situação incomparável de tragédia humana.Apesar da extrema miséria, a África ocupou um lugar importante durante a Guerra Fria.

QUESTÃO CULTURAL NO BRASIL
No Brasil, como em praticamente todos os países ocidentais, o uso da tecnologia na vida cotidiana reflete um determinado modo de vida, um ideal de felicidade inspirado na sociedade consumista surgida nos Estados Unidos nos anos 20.

O TERCEIRO MUNDO: AMÉRICAS"A América para os americanos" Esse slogan resumia a doutrina lançada em 1823 pelo presidente dos Estados Unidos, James Monroe.
Estas imagens e textos que tratam da guerra fria merecem serem acessados e estudados:

Nenhum comentário: